Unidade Formativa V - Juventude e Tecnologia
Matemática e Tecnologia

Quando falamos ou ouvimos falar sobre tecnologia o que nos vem à mente, quase sempre, são recursos tecnológicos sofisticados, especificamente aqueles relacionados ao mundo digital: MP3 e MP4 players, computadores, câmeras fotográficas digitais etc. No entanto, não podemos deixar de considerar que outras tecnologias se fazem presentes em nosso meio (os eletrodomésticos, por exemplo, ou mesmo um simples compasso).
Quando relacionamos matemática e tecnologia devemos ter como foco dois aspectos: 1) como a matemática pode colaborar na compreensão de todas as tecnologias que nos rodeiam no mundo em que vivemos; 2) como as tecnologias podem colaborar para que possamos aprender matemática de forma significativa.
Nesta unidade formativa, discutiremos alguns assuntos considerando essas duas vertentes. Começaremos por voltar à discussão sobre números, com base em uma reportagem de jornal que remete a um assunto muito polêmico: os crimes virtuais. Em seguida, faremos uma introdução à potenciação, por via das medidas utilizadas para memórias de computadores, introduziremos a régua e o compasso para construções geométricas, retomaremos o uso da calculadora para, em seguida, sistematizarmos a potenciação e a radiciação.
Depois, ampliaremos o estudo dos múltiplos e divisores, com base em uma discussão sobre senhas, voltaremos à álgebra trazendo problemas diversos e faremos uma apresentação dos fractais. Por fim, avançaremos com o estudo das áreas, dos instrumentos de medidas e faremos uma retomada do estudo da estatística.
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário